Se tem uma coisa que deixa qualquer pessoa irritada é acabar o gás no meio de um cozimento — já aconteceu com você? Por isso, veja como trocar o botijão de gás com segurança e previna o risco de vazamentos e possíveis acidentes — tanto culinários quanto os de caráter mais grave, como incêndios e explosões.
Assim, da próxima vez que notar que o fogo nas bocas do fogão começou a ficar insuficiente, você estará preparado para fazer a substituição. Quer saber como? Aproveite o artigo e tire todas as suas dúvidas. Ao término da leitura, você nunca mais vai ficar com receio na hora de trocar o botijão!
Qual é o momento certo para fazer a substituição?
Quando o queimador apaga, é preciso trocar o botijão. Nunca tente forçar a saída de um resquício de gás, pois virar ou deitar o botijão é um perigo. Se o gás escoar na fase líquida, algum componente pode entupir e, consequentemente, explodir.
Outra situação em que é necessário fazer a substituição é quando a data de validade expirou ou as condições de conservação do vasilhame estão comprometidas (com marcas de amassados ou pontos de ferrugem).
Como armazenar os vasilhames adequadamente?
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os botijões (tanto em uso como na reserva) devem ser mantidos em local ventilado e coberto, protegido do sol, da chuva e da umidade. Portanto, nada de deixá-los fechados na dispensa ou dentro do gabinete da pia. Mas os cuidados vão além: não os armazene próximos a tomadas e interruptores ou, tampouco, eletroeletrônicos.
Por último, mantenha-os a, pelo menos, 5 m de distância de ralos, grelhas (para o escoamento d’água), caixas de gordura e de esgoto. Como o gás liquefeito de petróleo (GLP) é mais pesado que o ar, existe o risco de ele acumular nas tubulações. Imagine o estrago que uma bituca de cigarro acesa poderia fazer se caísse em um cano cheio de gás.
Como trocar o botijão de gás com segurança?
Mantenha o ambiente ventilado e afaste qualquer fonte de calor. Não esqueça de tirar o celular do bolso. Em seguida, siga o passo a passo.
Verifique se todos os botões do fogão estão desligados, pois quando o gás acaba, corre-se o risco de esquecer algum queimador aberto.
- Para mover os botijões (tanto o velho quanto o novo), transporte-os na vertical, nunca rolando.
- Leia e depois retire a etiqueta com as instruções de instalação e manuseio. Guarde-a para o caso de haver necessidade de fazer consultas futuras ou entrar em contato com a empresa responsável.
- Remova o lacre de segurança com as mãos, pois o uso de ferramentas pode danificar a válvula. Dica: não compre botijões com o lacre violado (ou pior: sem ele).
- Retire o regulador de pressão de gás do botijão vazio e rosqueie na válvula do cheio. Novamente, use as mãos — nada de alicates ou martelos.
- Avalie se os componentes (mangueira, regulador de pressão de gás e braçadeiras) da instalação estão em bom estado. Se não, substitua-os por similares, devidamente certificados pelo INMETRO.
- Faça o teste de vazamento, passando uma esponja embebida em água e sabão no encontro da válvula com o regulador de pressão. Se formarem bolhas de sabão, refaça a operação de instalação;
- Caso o vazamento persista, desconecte o regulador de pressão para ver se a origem do problema está na válvula. Repita o teste com a espuma.
- Se o vazamento ainda continuar, deixe o regulador de pressão desconectado e ligue para a assistência técnica, cujo número consta na etiqueta.
Quais cuidados adicionais ajudam a evitar acidentes?
Para prevenir acidentes domésticos, deve-se fechar o registro sempre que o fogão não estiver sendo utilizado, inclusive durante as noites — não apenas quando a família estiver viajando. Crianças, por exemplo, podem abrir os botões do fogão sem que ninguém perceba.
Também é importante fazer um seguro residencial, que cubra danos materiais gerados por incêndio, explosão, implosão ou e fumaça decorrentes, entre outras causas, de acidentes com o botijão. O seguro residencial possui mais de 10 coberturas e é possível contratá-las de forma personalizada, de acordo com o que é mais importante para cada morador. Além das coberturas, ao contratar uma apólice, você tem direito de solicitar diversos serviços de assistência 24 horas — entre eles, o reparo de fogão a gás. Manter em dia a manutenção de um dos eletrodomésticos mais usados no lar ajuda a prevenir acidentes.
Afinal, mesmo sabendo como trocar o botijão de gás adequadamente, quando se trata da segurança do seu lar e da sua família, todo cuidado é pouco. Por isso, compre apenas de fornecedores autorizados, armazene em local próprio, siga as instruções de instalação e faça um bom seguro residencial. Ainda não está convencido? Então, saiba mais sobre o seguro para residências e surpreenda-se com o fato de que, com um investimento tão baixo, é possível proteger seu patrimônio!
Assim, da próxima vez que notar que o fogo nas bocas do fogão começou a ficar insuficiente, você estará preparado para fazer a substituição. Quer saber como? Aproveite o artigo e tire todas as suas dúvidas. Ao término da leitura, você nunca mais vai ficar com receio na hora de trocar o botijão!