Aqui no Brasil, país onde a energia elétrica está cada vez mais cara, o desejo de muitas pessoas é instalar um sistema fotovoltaico. Quando se fala sobre placa solar ou energia solar, a imagem que sempre vem à cabeça, para grande parte da população, é aquela do painel solar instalado nos tetos das casas e em empresas, fazendo a captação da luz do sol e transformando-a em energia elétrica.
Mas, afinal, você sabe dizer o que realmente são essas placas, como funcionam e qual o processo exato que resulta na geração de energia elétrica por meio do sol?
Economia de energia em tempos de home office
Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas têm recorrido ao home office, e notícias mostram que o trabalho remoto deve crescer 30% no Brasil. Por causa disso, os ajustes para ter economia de energia nesse período em casa são ainda mais relevantes.
Neste período de isolamento, com todos em casa, seria óbvio que o consumo de energia elétrica aumentasse significativamente. Os computadores mais do que nunca estão ligados, as TVs, os celulares, os eletrodomésticos para cozinhar, enfim, são várias tarefas em casa, que antes não eram feitas frequentemente.
Bom, a energia solar pode ser transformada em energia elétrica para usos variados e em energia térmica, para aquecimento de água. Além de ser renovável e limpa, a energia solar também ajuda você a economizar a energia produzida pelas usinas termelétricas e hidrelétricas. Neste cenário, implantar a geração fotovoltaica, algo que já vinha sendo bastante feito, acaba ganhando forças frente a um momento que necessita de soluções econômicas e limpas.
O que é um painel solar?
Conhecido também como “Painel Solar Fotovoltaico”, é basicamente um dispositivo usado para converter a luz do sol em energia elétrica. A composição desse painel consiste em células fotovoltaicas, sensíveis para absorver a energia solar e, assim, gerar a eletricidade em duas camadas opostas.
Para produzir esse equipamento, as células são compostas por arsenito de gálio e por silício cristalino. Embora o arsenito tenha sido sempre a substância mais usada, o silício de cristalino passou a ser utilizado, a fim de baratear o painel solar.
Como ele funciona?
Os painéis realizam a captação da luz do sol, gerando a energia que é encaminhada até o inversor solar, que por sua vez converte a energia elétrica gerada para as características da rede elétrica. É importante destacar que a geração de energia acontece por meio do efeito fotovoltaico.
A incidência direta da radiação solar é imprescindível para que as células fotovoltaicas apresentem uma ótima eficiência na conversão em energia elétrica, afinal, quanto mais luz direta o painel solar receber, de fato, mais energia elétrica será gerada.
Isso acontece porque o funcionamento das células fotovoltaicas que compõem os módulos dependem totalmente da entrada das partículas de luz. O posicionamento das placas solares é o grande segredo, pois na disposição correta, elas receberão uma maior radiação solar direta, sem ter a interferência de sombras. A consequência disso é a liberação de corrente elétrica contínua.
Tal corrente é enviada para o inversor interativo, que vai transformar a energia de corrente contínua para alternada, ou seja, o tipo mais utilizado em residências e empresas. Finalmente, essa energia passa por um aparelho, conhecido como inversor solar, que converte para as características da rede elétrica local.
A energia obtida a partir das placas solares tem sido usada em diversos segmentos. Para aqueles que pensam que seu uso se restringe apenas a empresas e casas, estão enganados. Outras aplicações que podemos citar são:
- iluminação externa de casas e espaços públicos;
- telefonia rural;
- cercas elétricas, em locais afastados de linhas eletrificadas;
- auxílio nas telecomunicações em locais remotos;
- sinalização de estradas.
Quais são as vantagens da energia solar?
A energia solar é, sem dúvida alguma, uma fonte renovável e inesgotável. O processo de geração de energia elétrica por meio da solar, ao contrário dos combustíveis fósseis, não emite óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de carbono (CO2), ou seja, os gases poluentes que contribuem para o aquecimento global e que apresentam efeitos nocivos à saúde humana.
Outras vantagens que podemos citar são:
- Não faz barulho;
- Não precisa de manutenção;
- não polui;
- são fáceis de instalar;
- vida útil longa;
- livre de tarifas de fornecimento de energia;
- redução na conta de energia elétrica;
- utilização dos equipamentos elétricos de maneira inteligente;
- valorização da casa ou da empresa;
- a energia solar é a fonte mais barata do mundo;
- a energia solar pode ser utilizada em áreas isoladas da rede elétrica.
Gera economia na conta de energia
O sistema de placas solares permite o uso inteligente de fontes renováveis sem cobrança de tarifas e várias outras vantagens, dentre elas redução de até 95% na conta de energia elétrica e valorização do imóvel em uma possível venda.
Como comprar um painel solar?
Para adquirir um sistema de energia solar fotovoltaica, o ideal é que você conheça bem as empresas que oferecem o serviço no mercado. Alguns fatores, como profissionais especializados, equipamentos utilizados e quantidade de projetos verificados precisam ser considerados nesse momento.
Consórcio Sustentável
A Terra Vale, através do Porto Seguro Consórcio, oferece uma grande oportunidade para você adquirir o seu painel solar: o Consórcio Sustentável. Com a ajuda do consórcio, é possível planejar a compra de placas solares sem prejudicar o seu orçamento, tornando sua casa sustentável, garantindo economia na sua conta e usando energia limpa todos os dias.
Com 50 meses para pagar, a melhor solução, sem dúvidas, é aproveitar as vantagens do consórcio e utilizar a cota para adquirir suas placas solares.
Fonte: Meu Porto Seguro