Quem dirige sabe bem a quantidade de barulhos e ruídos estranhos que podem sair de vários lugares do carro. Assobios, rangidos, roncos e batidas secas sempre causam desconfiança, mas alguns desses sinais são mais graves do que outros. Como saber se esse barulho esquisito do seu automóvel traz algum perigo mais sério? Dê uma olhada nessas dicas e fique mais tranquilo para diagnosticar os defeitos – mas com o contato do mecânico ou do seguro sempre à mão.

Chiado ao frear

É muito comum ouvir um chiado ou um assovio agudo ao se pisar no freio. A origem pode ser o atrito entre os componentes, ou então ao desgaste das pastilhas, algo que pode levar ao mau funcionamento dos freios, gerando risco de acidentes. Se o assovio ocorrer em um carro novo, o melhor é leva-lo à concessionária e verificar se o problema pode ser coberto pela garantia, antes de gastar dinheiro à toa.

Barulho contínuo na dianteira

Se você escuta um ruído constante que vem da dianteira do veículo, há grande chance que o motor esteja com algum tipo de problema. As possibilidades são várias, como tensão na correia dentada e avaria na bomba d’água. O barulho contínuo também pode ser sinal de problema nos rolamentos das rodas ou do alternador. Em todos esses casos, leve o carro ao seu mecânico de confiança assim que possível, evitando complicações maiores.

Ruído grave na dianteira

Você escuta um barulho grave e seco vindo da dianteira sempre que passa por uma lombada ou buraco? Pode ser que um dos coxins do motor esteja danificado. Os coxins são espécies de amortecedores sobre os quais o motor fica apoiado, reduzindo a sua vibração. Se o problema não for resolvido, algum dano mais sério pode ocorrer com o tempo.

‘Grilos’

Sabe quando o carro em movimento faz todo tipo de barulhos intermitentes e chatos? São os famosos “grilos”, em sua maioria causados por problemas no revestimento da cabine ou em peças mal encaixadas da lataria. Esses ruídos são mais uma chateação do que algo mais sério, então não é o caso de correr para uma oficina quando eles surgem. Mas fique atento: avaliar e consertar os grilos pode sair caro. Em concessionárias, o valor pode chegar a R$ 5.000.

Ronco

Se o barulho se assemelha a um ronco quando o carro está em movimento, isso é provavelmente indicativo de fadiga dos rolamentos. Esse problema traz risco de travamento das rodas, podendo levar a acidentes.

Ruído agudo na direção

A ocorrência de barulho agudo ao torcer o volante pode indicar algum problema na direção hidráulica, como nível baixo do fluido, o que endurece o volante e dificulta as manobras, aumentando o risco de acidentes. Não perca tempo: vá a um mecânico.

Rangidos

Quando o veículo range ao passar por lombadas ou buracos, fazendo um som parecido com “nhec-nhec”, é provável que a suspensão esteja com as buchas ressecadas ou frouxas. Rodar com o carro nesse estado pode danificar seriamente as rodas e os pneus.

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